segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Dia da Marmota

Para quem não sabia, hoje é o dia da marmota. O mais famoso meteorologista peludo do mundo viu sua sombra nessa gelada segunda-feira, em Punxsutawney (Pensilvânia), prevendo mais seis semanas de inverno.

A tradição nasceu de uma superstição alemã de que se um animal em hibernação vir sua sombra no dia 2 de fevereiro - um feriado cristão - o inverno vai continuar. Se nenhuma sombra for vista, a lenda diz que a primavera vai vir cedo. Nos últimos 118 anos, a famosa marmota teria visto sua sombra 104 vezes.

A tradição, no entanto, ficou famosa após o genial Feitiço do Tempo, de 1993, com Bill Murray (na minha opinião, o melhor papel dele antes de Encontros e Desencontros).

Para quem não se lembra, o jornalista representado por Bill Murray é escalado para cobrir pela enésima vez o evento na cidadezinha do interior e acaba sendo uma vítima do tempo. Ele acorda todia dia, na mesma data, e por meses tem de viver o mesmo dia e as mesmas situações. Com o tempo ele começa a aprender levar vantagem. Mas o pior é mesmo ter que fazer todo dia a cobertura de tal evento.

Garanto que todos nós jornalistas temos o nosso Dia da Marmota. Eu, por exemplo, é o Dia de Santo Expedito, todo 19 de abril. Há quatro anos vou na igreja de Santo Expedito, dentro do Batalhão da Rota, fazer a mesma matéria sobre os fiéis que vão agradecer as suas graças. A única coisa que muda a cada ano é o tamanho da fila, cada vez maior.

Neste ano, ainda estarei em São Paulo na data. Me recuso fazer a matéria pela quinta vez seguida. Já falei que neste ano só aceito fazer o Dia de São Jorge...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial