quarta-feira, fevereiro 09, 2005

"...PORTELA, EU NUNCA VI COISA MAIS BELA..."

Antes de tudo quero que fique claro: Não sou portelense, como aliás não torço exatamente por nenhuma escola no Rio... tenho minhas predileções, apenas isto.
Mas não posso deixar de comentar o incidente do desfile da Portela na última segunda para terça.
Num ano em que a escola mais antiga do Rio desfila as metas da ONU para um milênio melhor para a humanidade, o presidente da escola pede para fechar os portões para a Velha Guarda para não perder pontos no desfile.
Há muitos anos o Carnaval foi regrado pela TV. Deixou de ser a festa de Baco para se transformar numa marcha apolínea. E ainda assim, a criatividade do povo persiste.
Claro que o dinheiro de nossa emissora líder e as transmissões são necessárias para que as escolas se montem e desfilem, mas isto não pode ser tudo ! Carnaval é antes e acima de tudo feito pelo povo !!!! Só quem conhece um carioca nascido no subúrbio pode entender a importância que tem este dia no calendário para eles.
Num momento em que discutimos o tombamento de patrimônios imateriais, um portão fechado para barrar a Velha Guarda da escola mais antiga do Rio é no mínimo um desrespeito. Que são os pontos perto da importância que tem para o samba e para os desfiles Dona Noca, Dona Sirica e tantas outras figuras emblemáticas que fizeram a águia voar e sambar com dignidade até aqui ?
Em algum momento será que alguém lembrou que se hoje há desfile no Rio, Marquês de Sapucaí, transmissão pela TV e muita publicidade é porque essa gente pobre guardou dinheiro o ano todo e num ido perdido da década de 20 começou a costurar estes 4 dias de sonho ?
Creio que acima de tudo Carnaval seja liberdade, transgressão e momento de alguma dignidade para um povo sempre tão relegeado ao segundo plano.... incidentes como o da Portela são muito tristes, porém, podem levar ao questionamento do sistema criado.
A dignidade da Velha Guarda atravessando a Sapucaí primero com o silêncio do público e depois coms seus aplausos são sintomáticas. A postura dos integrantes das outras escolas execrando o portão fechado para os portelenses mais antigos também. Que a Liga (e a Globo) repensem tudo isto para 2006... a perplexiadde mal escondida de apresentadores e jornalistas durante o incidente deixou claro que o staff sabe exatamente onde foi a falha....


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial