segunda-feira, outubro 18, 2004

Motivos para pensar seriamente o Recife, Pernambuco e todo o Nordeste

1) O menino de 14 anos com corpo de 7 em Itamaracá (desnutrição de terceiro grau).

2) O lixo nos mangues de Itamaracá.

3) A velhinha de noventa anos, que deveria estar descansando, vendendo castanha em Calhetas e subindo morros indecentes para sua idade.

4) O desprezo que a elite coronelística tem pelos pobres lá, mais grave ainda do que por essas bandas do Sul e Sudeste. Mais secular, mais arraigado.

5) A miséria social que leva as pessoas a viverem em palafitas imundas numa das maiores cidades do Brasil, num nível de miséria inimaginável.

6) Os tubarões de Boa Viagem, fruto da destruição dos mangues que acabou com a comida deles. Quando eles chegarão a outras praias?

7) O menino de 8 ou 9 anos (ou seria de 14 ou 15?) vendendo artesanto em Boa Viagem e carregando um saco pela praia maior do que ele.


E tantos outros motivos. Eu adoro o Nordeste, abençoadas sejam suas praias, seu sol, seu clima. Mas é triste ver essas coisas, é triste ver tanta beleza natural sendo destruída, é triste demais ver como o povo é maltratado, desprezado. No Recife existe uma preocupação absurda com a elite, com o luxo e a nobreza, e um descaso total pelas mucamas, pelas crianças desnutridas, pelo pobre. Não que no resto do Brasil isso tudo também não seja indecente, mas me parece que no Nordeste o quadro é pior, muito pior. Tive uma semana ótima, peguei muito sol e praia, mas minha cabeça não ´pára de girar com tudo isso e a cena mais chocante da minha vida foi o menino de 14 anos com corpo de 7... eu nunca tinha visto um gabiru ao vivo.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial