quarta-feira, agosto 25, 2004

"VOCÊ SABE O QUE É CAVIAR ?"

Pois é... nunca pensei que o refrão de Zeca Pagodinho pudesse resumir tão bem a maratona cinematográfica que vive no Sul do país dutrante 10 dias, ao messmo tempo em que também serve para ilustrar a discusssão algo acalorada (sempre, senão não seríamos nós fazendo picadinho) sobre as Olímpiadas.
Pois é Gramado foi no mínimo surreal. Nunca tinha visto ou tido de notícia de uma seleção de filmes tão fraca. Representa bem esse momento estranho que atravessa o cinema brasileiro, com briga pela marmelada, rapadura Ancinav para o governo e vinagre vindo das distribuidoras e exibidoras estrangeiras.
Serviu para ter certeza que meu Doutorado definitivamente será em política para a formação de um mínimo mercado cinematográfico no país.
Fora isto, creio que superei mais um pouco de meu complexo de inferioridade. No ano passado, não conseguia entender porque o festival mais badalado do Brasil havia me convidado ... mesmo com ingressos que me davam direito a assistir aos filmes junto com a crítica, prefeifi ver tudo à distância, no mezanino, onde a maioria das pessoas detestam e se recusam ficar.
Esse ano, desci, usei as cadeiras vermelhas e desmistifiquei. Recife e Tiradentes me ajudaram a conhecer muita gente e fui para a galera.... foi bom !!!!! Novos jornalistas para o cinema estão surgindo... creio que sou um deles... vejo um caminho a trilhar. Ser jurado no Festival de Documentários em Santa Catarina me deu a sensação de que apesar das dificuldades, o caminho que trilhei até aqui é coerente e pode render bons frutos...
O melhor de tudo, porém, foi o encerramento do Festival de Gramado com Zeca Pagodinho. Ver os gaúchos, metidos a europeus, cair no samba foi uma das coisas mais paradoxais que vivi em minha vida de "sociólogo amador"...rs... "Você sabe o que é caviar ?" Eu não sei e embora os gaúchos também não saibam ao certo, eles sabem que no quesito IDH estão mais perto da fina iguaria que o resto do Brasil... lá não matam ou espancam mendigos na rua, ao menos....
A cultura é também é o ópio de um povo...
PS - Durante os 10 dias que estive pelas bandas brasileiras de baixo, esqueci, literalmente das Olímpidas... Kikitos eram os únicos prêmio que eiu pensava que pudessem ser distribuídos.. janelas do mundo ...

PS 2- Comprei uma máquina digital, não resisti e me rendi ao fotolog. Acessem www.fotolog.net/viagemdaimagem e divirtam-se. Tá em fase de experimentação...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial