segunda-feira, janeiro 12, 2004

X-man e as referências

Hoje de manhã, eu estava falando como o teacher na aula de inglês, e não lembro porquê, ele disse que não tinha gostado de X-Men 2. Disse que a história era muito simples.

Aí eu falei pra ele sobre as metáforas no filme, sobre a luta contra o preconceito, a cena em que o Ice man "sai do armário" e a mãe dele pergunta: "Você já tentou não ser mutante?"

Sobre o Professor Xavier representar o Martin Luther King e o Magneto o Malcom X. Que os personagens foram criados nos anos 60, etc. Disse que ele tinha que levar em conta todos esses conceitos. Mas é claro, ele não tinha a obrigação de ter as mesmas informações que eu tinha para ver o filme.

Então o teacher disse que viu outra teoria no filme, a do Andy Wharhol sobre todo mundo querer ser famoso por 15 minutos. Ele disse que quem quer ser famoso, primeiro tem que se destacar da média da multidão, ser diferente. Todos querem ser super heróis, ter poderes fantásticos e deixar de ser medíocres. Acho que essa leitura é um pouco forçada sobre X-man 2, porque quem leu o gibi, sabe que os mutantes lutam contra o preconceito.

Mas o interessante é que a interpretação do teacher partiu da estaca zero. Isso me levou a concluir que, mesmo que os blockbusters tenham um roteiro um pouquinho mais inteligente, para quem vai assistir a X-Man 2 ou Senhor do Anéis ou Matrix, sem antes ter algumas referências, ou estas ou aquelas, tudo não vai passar de mais um filme de ação.

É isso, para cada um, os filmes funcionam diferente.

Edson

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial