terça-feira, abril 22, 2008

COMUNICAÇÃO E ESPORTE - DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Caros amigos,
Para quem tem paixão pelo esporte, tanto como torcedor ou pesquisador, deixo aqui uma informação: Junto com um grupo de pesquisadores da Intercom, lancei o livro "Comunicação e Esporte - Diálogos Possíveis". Essa obra reúne 14 artigos de pesquisadores vinculados à Seção Temática “Comunicação e esporte” do Núcleo de Pesquisa (NP) Comunicação Científica da Intercom e foi organizada pelo coordenador do grupo, o prof. José Carlos Marques. O livro, em resumo, tem como objetivo propor novas abordagens na aplicação de conceitos derivados das ciências da comunicação e de outras ciências sobre os fenômenos esportivos.

Para dar conta desse propósito, a obra foi dividida em quatro partes. A saber:

Parte I - Etos da Bola e do Corpo: alguns olhares antropológicos sobre o futebol
1.1 Jornalismo e futebol: argentinos e brasileiros ou do "odiar ama" e do "amar odiar" Ronaldo Helal & Hugo Lovisolo

1.2 Futebol é programa de índio: os meios de comunicação interferem no comportamento das tribos dentro e fora do campo Márcio de Oliveira Guerra

1.3 O "cyberhooligan" brasileiro: hacker, cracker ou cyberpunk?Ary José Rocco Junior

1.4 O corpo em jogo: dispositivos disciplinares no futebolTânia Márcia Cezar Hoff & Francisco Carlos Camargo.

Parte II - Esporte também é Negócio: os ganhos e perdas do mercado

2.1 Os Jogos Pan-americanos na mídia impressa: breve análise da cobertura econômica do Rio 2007 Anderson Gurgel Campos

2.2 Valor Ofertado x Valor Percebido: as camisas dos times de futebol em jogo Carlos Eduardo Silva & José Carlos Marques

2.3 Esporte de representação no Brasil: amadorismo x profissionalismoSérgio Carvalho

Parte III - Iconografia da Riqueza: quando uma imagem vale mais do que mil palavras

3.1 O excesso e o dinamismo: aproximações entre retórica visual barroca e a documentação esportiva Lourdes M. Gabrielli

3.2 O fotojornalismo na final da 38ª Copa Paulista de Futebol Júnior Alexandre Huady Torres Guimarães

3.3 A antítese no fotojornalismo esportivo: Zidane 2006Alexandre Huady Torres Guimarães, Erlei Gobi & Fernanda da Cunha Correia

Parte II - Teias de Tecidos: os meios de comunicação de massa e as formas de reconstruir o esporte

4.1 O doping e a cobertura jornalística no Brasil Luciano Victor Barros Maluly

4.2 A interatividade esportiva na Internet: uma avaliação de como o Youtube e o Orkut transmitem as informações do esporte Sílvio Saraiva Júnior

4.3 A mídia e os recursos aplicados às transmissões de futebolCaroline Colucio Vendite, Laércio Luis Vendite & Alan Pascoal Palombo

4.4 A construção midiática da imagem da mulher no esporte e suas conquistas sociaisVera Regina Toledo Camargo, Luiza Helena de Almeida Bragion & Caroline Colucio Vendite

O meu artigo está na parte 2 e é uma primeira análise do legado midiático dos Jogos Pan-americanos. Mas como se pode ver, a idéia geral da obra é colocar em circulação conhecimentos advindos das teorias do jornalismo, da publicidade, da antropologia, da sociologia, da lingüística, da educação física e de outros campos do saber, que têm emprestado seus conceitos e fundamentações teóricas para que se possa compreender com mais rigor as imbricações que o esporte mantém com a sociedade do século XXI.

Quem tiver interesse em conhecer esse livro, que tem circulação restrita - pois ele foi produzido com fins de divulgação científica e sem apoio comercial -, é só me procurar por e-mail ou através deste blog.

Abraços a todos!
Anderson Gurgel

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial